Poltrona Berger: saiba tudo sobre esse clássico sempre atual

A poltrona berger tem atravessado gerações, deixando um ar de elegância e beleza por onde passa, e por isso, tornou-se um objeto de desejo para amantes da decoração e da arquitetura. Surgiu no período Luís XV, e era um tipo mais sofisticado da bem conhecida cadeira ''fauteuil'', a cadeira de braços. Era grande e confortável, com estofamento baixo e por cima dos braços, um espaldar não muito alto, que se prolongava para os lados e formava abas laterais. Sua armação de madeira ficava exposta em torno do estofamento e os braços eram menores do que o comprimento do assento, que tinha uma almofada solta. Naquela época, era utilizada como trono, por isso era revestida de ouro e repleta de pedras preciosas. Porém, foi no século XVII que ela se tornou mais ‘famosa’, graças a sua introdução na realeza francesa, no período do Rococó.




O design da poltrona berger cheio de curvas e detalhes, fizeram desse móvel clássico algo único, capaz de dar vida a qualquer ambiente. Atualmente, é possível encontrar inúmeras variações – desde o clássico Luís XV até versões mais modernas e menores, ideais para espaços reduzidos, mas que não dispensam belos móveis na decoração. Por ser uma peça com tanta diversidade de estilos, é possível usar a poltrona berger de muitas formas diferentes e em praticamente todos os ambientes da casa, independente do tamanho. Sendo ideal para adicionar delicadeza e conforto. 

Selecionamos algumas dicas para você usar esse modelo de poltrona sem medo de errar:
Quando usar uma poltrona berger com tecido mais chamativo ou estampado, opte por compor o espaço com outros móveis neutros, e se possível, com linhas retas. Essa mistura de estilos é ideal para quebrar a linearidade do décor e evitar que o ambiente remete a antigamente com muita força.

Se sua decoração é bastante colorida,  inclusive com o madeiramento, se possível, da mesma cor do estofado. Isso ajuda a trazer mais suavidade e neutralidade ao ambiente.

Em qualquer ambiente em que for usar a poltrona berger, a dica essencial é buscar pelo contraste de estilos, o que resulta em um décor mais vivo. Por isso, busque, por exemplo, na sala de estar um sofá mais contemporâneo ou outros móveis que tragam modernidade ao ambiente e faça esse contrapeso entre antigo e moderno.

Gostou? Agora só falta escolher qual mais combina com o seu ambiente no site da Atelier Clássico!

Thayná Alves

Thayná Alves, 19 anos, carioca, cursando Relações Públicas e apaixonada por livros e séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário