Resenha: A Última Festa – Lucy Foley

Título: A Última Festa
Autor(a): Lucy Foley
Editora: Intrínseca 
Avaliação: ★★★

Sinopse: Todo ano, nove amigos comemoram o réveillon juntos.
Desta vez, apenas oito vão voltar para a casa depois da festa.

Programado para acontecer em um cenário idílico, o réveillon que Miranda, Katie e os outros amigos que conheceram na faculdade passarão juntos este ano promete refeições deliciosas regadas a champanhe, música, jogos e conversas descontraídas.

No entanto, as tensões começam já na viagem de trem — o grupo não tem mais nada em comum além de um passado de convivência, feridas jamais cicatrizadas e segredos potencialmente destrutivos.

E então, em meio à grande festa da última noite do ano, o fio que os mantém unidos enfim arrebenta. No dia seguinte, alguém está morto e uma forte nevasca impede a vinda do resgate. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. Nem o assassino.

Contada em flashbacks a partir das perspectivas dos vários personagens, a história deste malfadado encontro é um daqueles mistérios de assassinato cheio de tensão e de ritmo perfeito. Com uma trama assustadora e brilhantemente construída, A última festa planta no leitor a semente da dúvida: será que velhos amigos são sempre os melhores amigos?

Um grupo formado durante a faculdade tem uma tradição em comum, passar o réveillon juntos. E dessa vez o lugar escolhido é uma bela parte remota da Escócia, onde para chegar é complicado e dependendo da situação da temperatura, se torna impossível sair de lá. Apesar de dificilmente conviverem durante o resto do ano e, se tornarem praticamente estranhos um para o outro, eles nunca conseguem recusar quando o e-mail chega lembrando do compromisso deles. E a chegada deles ao trem já começa conflituosa quando Kate, percebe que é a única que não tem sua poltrona no mesmo vagão que os outros, não sabe se foi sem querer, ou por ser a única solteira do grupo decidiram por apenas exclui-las e Emma, quem resolveu tudo, fiz que foi apenas um engano e conseguem resolver esse pequeno problema. O primeiro de muitos que explodiriam no grupo durante a estadia deles.

O grupo, durante esse tempo parece que retorna aos velhos tempos e antigos hábitos, que não reproduzem mais. Kate e Miranda, que antes eram inseparáveis, atualmente parecem meras desconhecidas, mas apesar de todos os desentendimentos eles tentam manter a paz para que ocorra tudo de bom nesse ano novo. Eles tentam se desligar de seus problemas e voltar ao ambiente recorrente da época da universidade. Mas nem sempre conseguem ocultar suas insatisfações naqueles eventos. E todos esses problemas acaba por mexer com os amigos até que o inesperado ocorre. Um deles foi assassinado.

Após perceberem a falta de um integrante e a descoberta de que a pessoa foi assassinada, o medo se instala entre eles, afinal o tempo está péssimo, impossibilitando eles de sair. Fazendo com que percebam que estão presos junto com aquela pessoa que cometeu o crime, e não sabem quem foi, em quem confiar e se pode existir uma próxima vítima. Toda a investigação é nos mostradas pelos pontos de vista de Heather e Doug, funcionários do local. Acompanhamos desde a descoberta do corpo até o momento final, enquanto Miranda, Emma e Katie narram no passado, alguns dias antes do acontecido..


O que difere esse livro dos diversos outros suspenses vistos por ai é que não sabemos quem foi assassinado, e isso perpetua durante diversas páginas até que a revelação ocorre. Pelo presente ser narrado pela Heather e pelo Doug, eles sempre usam pronomes impessoais para descrever a pessoa, e no decorrer da história começam a revelar pequenos fatos sobre a pessoa até que finalmente descobrimos quem é. Mas não é tão difícil descobrir quem acaba sendo a vítima fatal pelo destaque que cada personagem tem na história e acaba ficando fácil a descoberta. E isso nos prende pois a vontade de saber quem morreu faz com que o livro fluía de maneira bem rápida. Temos cinco personagens narrando a história, sendo três pessoas do grupo de amigos que narram no passado, começando com o embarque para o destino final, e os funcionários no presente.

A surpresa fica então para quem é o assassino. Em nenhum momento imaginei que poderia terminar dessa maneira e a autora fugiu do clichê, nos deu várias dicas, para criar várias hipóteses e seguiu por um caminho brilhante. Só achei que o final acabou por ser mal trabalhado, ela chega no ápice da história e acaba por terminar rápido demais, dando a impressão de que só queria finalizar o livro. A motivação foi bem trabalhada mas a justificativa nem tanto, tinha grande expectativas e acabei me decepcionando um pouco.

Os personagens foram criados para serem odiados, muitos problemas fúteis e personalidades problemáticas. Dos 9 amigos, a única que eu sentia empatia e gostava no decorrer da história era a Katie, e apesar de algumas situações era a única ali que eu torcia por um final feliz e que não fosse a pessoa morta. Já os dois funcionários, Heather e Doug, são destaque na história. Com passados conturbados e misteriosos, suas narrativas são muito boas e ricas em detalhes e informações, vamos descobrindo sobre o passado deles, a motivação de terem aceitado trabalhar em um local remoto e todos os pensamentos acerta do assassinado ocorrido ali.

A autora joga algumas informações e situações desnecessárias para o decorrer da história que são esquecidas rapidamente e que não teria necessidade de estarem ali, mas apesar de enrolar a história não interfere muito na construção em geral.

É uma história boa, mas pra mim superestimada. Fui com altas expectativas decorridas de resenhas vistas sobre a história e pra mim não foi tudo isso, mas não me arrependo da leitura, gostei bastante e recomendo a todos vocês.

Espero vocês no próximo post

Beijinhos

Thay.


Thayná Alves

Thayná Alves, 19 anos, carioca, cursando Relações Públicas e apaixonada por livros e séries.

11 comentários:

  1. Oi, Thayná tudo bem? Eu não li este livro, mas presumo ser um bom livro para se ler. Que bom que gostou da leitura. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que eu estava doida para ler, mas já me alertaram mesmo para não criar tantas expectativas quanto a ele. O que é uma pena... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi! Esse livro parece ser super legal e nos envolve completamente. Vi muitas pessoas comentando sobre ele mas não sabia bem da história. Acho que futuramente posso tentar fazer a leitura, apesar de não ser meu gênero favorito.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu amo a capa desse livro, mas ainda não pude ler e sobre a história em si você não é a única pessoa que eu vi criticando. Acho que cada um acaba tendo uma opinião.

    kzmirobooks.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thayná!
    Li uma outra resenha desse livro cuja opinião foi bem parecida com a sua: os personagens eram detestáveis e a história foi superestimada.
    Uma pena porque a premissa é muito legal! Mas mesmo assim acho que leria :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Esse livro divide algumas opiniões, mas ainda quero ler porque esse lance de não saber quem foi o assassinado muito me deixa curiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Li uma outra resenha desse livro que dizia a mesma coisa, "é bom, mas não espere muito".
    Esse livro está na minha lista, e como eu amo suspenses, vou ter que conferir, só não vou com muitas expectativas, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu já li várias resenhas positivas desse livro, parece ser uma leitura intrigante ainda mais por não saber inicialmente quem é o assassino, faz tempo que não leio um suspense, que bom que gostou da leitura;

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thay, tudo bem? Eu nao li, mas a chei a trama bem interessante, mas acho que pesaria pra mim ter personagens tão irritantes e o excesso de informações desnecessárias também...Caso eu leia, vou alinhar minhas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thay.
    Eu estou com esse livro no kindle para ler. mas vou sem muitas expectativas porque já li várias resenhas negativas dele. O ruim que fazem muito marketing em cima e a gente fica achando que o livro é maravilhoso e quando vai ler não é.

    Prefácio

    ResponderExcluir