Resenha: Inacreditável | Netflix

Até quando você consegue acreditar na sua própria palavra e no que você viveu? Você é capaz de lidar com a situação e seguir em frente? Você se sentiria coagida ao ponto de mudar sua própria versão dos fatos apenas para que parem de ir atrás de você? Esses são questionamentos que vemos nessa minissérie da Netflix disponibilizada em 2019, contendo 8 episódios com variação de 40 a 60 minutos. Essa história é baseada no livro Falsa acusação: Uma história verdadeira, onde conta a história real que assistimos.


Passar por uma situação traumática já é complicado e doloroso, e pior que isso é ver sua verdade ser julgada constantemente por diversas pessoas, inclusive oficiais, ao ponto de você questionar sua própria verdade e aquilo que realmente aconteceu. Marie sofreu um estupro na sua própria casa em uma madrugada. Após o ato acaba ligando para uma aquela que ela mais confiava no momento, uma de suas mães adotivas, e após a polícia é acionada. Depois de todo o procedimento, sendo este realizado por policiais do sexo masculino, onde percebemos um tratamento já duvidoso da parte deles ela é encaminhada para o hospital onde novamente é tratada de forma fria e insensível. Sua história é contestada em todos os momentos e por todos ao seu redor, até suas mães adotivas que deveriam apoiá-la, e é nesse momento que ela começa a se questionar sobre a veracidade dos fatos e se tudo aquilo que ela tinha vivido era realmente real.

Logo no episódio seguinte vemos tudo se repetir, uma nova garota é estuprada em sua casa de madrugada, vemos a chegada dos oficiais e a sua ida ao hospital. Porém aqui, temos uma diferença, diferente do caso da Marie Adler (Kaitlyn Dever), aqui são mulheres que estão à frente do caso. E percebemos a tamanha diferença entre as situações. Agora, em nenhum momento a versão da vítima é contestada, eles dão tempo suficiente para ela, esperam seu momento e colhem seu depoimento, sem nenhuma pressão. A diferença de tratamento também se dá no hospital onde ela é super bem tratada, tem seu tempo e privacidade respeitados. A oficial à frente do caso Karen Duvall (Merritt Wever) é uma peça importantíssima na série para o seu desenvolvimento, já que ela percebe que existem casos semelhantes em outros estados e decide investigar para ver se ela pode estar lidando com um possível maníaco.

Foto: Netflix

Sua pesquisa sobre o maníaco a leva a encontra a também investigadora Grace Rasmussen (Tony Collette), e juntas começam a juntar evidencias de que esses casos não foram únicos e que realmente existe alguém que está indo em vários estados e abusando de alguma mulher, sem se preocupar com raça, idade, peso ou beleza, elas precisam apenas serem sozinhas. A interação entre as duas e a busca por esse homem é o ponto alto da série, onde elas começam a investigar cada vez mais os casos de suas próprias cidades e ir em busca de casos com o mesmo modus opernandi daqueles que elas já tinham conhecimento.

Achei essa minissérie sem querer na Netflix e após ver o trailer senti que precisava assisti-la, e que série. É angustiante você acompanhar a narrativa da Marie e vê-la ser desacreditada por todos aqueles ao seu redor, principalmente aquelas que deveria apoiar. Seu questionamento, sua verdade sendo banalizada, o tratamento dos oficiais perante seu caso, a série trás de forma crua e real como é o tratamento de vítimas de estupro, principalmente vindo de oficiais do sexo masculino. Em contrapartida temos o tratamento totalmente diferenciado quando o caso está nas mãos de uma mulher, a forma como é lidado e a maneira que ele segue. A série, apesar de ser difícil de acompanhar devido a realidade e crueldade exposta ali, mantém uma qualidade que você quer chegar ao fim.

 “Até nas pessoas que você pode confiar, se a verdade for inconveniente, elas não acreditam” 

É bom mergulhar na série sem saber muito sobre ela, ir descobrindo junto com a Karen e Grace todos os passos feitos pelo maníaco, sofrer junto com a situação da Marie, se indignar com atitudes tomadas perante a ela. A série, apesar de tentar amenizar as situações, nos apresenta a realizada nua e crua daquelas que já sofreram violência sexual. É inacreditável que as mulheres tenham que passar por isso.

Eu não tenho palavras para dizer o quanto eu recomendo essa minissérie para vocês.



Querem ver alguma resenha aqui? Deixe nos comentários
Até a próxima
Beijos!!

Thayná Alves

Thayná Alves, 19 anos, carioca, cursando Relações Públicas e apaixonada por livros e séries.

38 comentários:

  1. Oi Thayná,
    Essa minissérie está na minha lista! Ainda não tive tempo e psicológico para ver, mas quero.
    E pelo visto, só vai ser depois da quarentena, porque no momento quero coisas mais leves.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Entendo, também não seria uma seria que veria nessa quarentena. Assisti no final do ano passado mas estava sempre pensando nela e senti a necessidade de trazer para vocês. Espero que quando tudo isso passar você consiga assistir.
      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Oi, Thayná como vai? Imagino o quão realista esta série é. Muito bom o fato deste seriado escancarar a discrepância existente na forma de lidar com casos de estupros entre o homem e a mulher. No meu entender casos de estupros deveriam ser sempre chefiados por mulheres, mas o que se vê na prática é exatamente o contrário. De todo modo é um seriado que irei assistir futuramente, não neste momento, pois o meu psicológico não está em condições adequadas para um seriado como este. Dica anotada. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, estou bem sim.
      Concordo totalmente, esses casos deveriam ser tratado por mulheres.
      Espero que assista e goste.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi, Thayná
    Essa série tem um toque de gashlight, né? Já percebi isso. Eu nunca ouvi falar da história original, mas gostei bastante do enredo. É bom pra gente poder assistir e refletir sobre como nós mulheres somo constantemente julgadas e colocadas em posição inferior por aqueles que deveriam nos proteger, ou ao menos nos dar essa sensação. Vou dar uma olhada!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Miriã
      Só descobri da história real após ver a série. E sim, ela nos leva a muitas reflexões.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Eu vi o trailer da série e fiquei bem interessada, mas ultimamente estou preferindo séries mais curtinhas e engraçadas nessa quarentena
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem interessante mesmo!!
      Sim, também ando preferindo esse tipo de série
      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Thayná, tudo bem?
    Eu amei essa minissérie, mas ela mexeu muito comigo. Tive até pesadelos!
    Mas é uma história que precisa ser contada, especialmente porque mulheres continuam sofrendo violência quando o assunto é abuso sexual e estupro.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priih.
      Sim, é uma série que mexeu muito comigo e não consigo tirar da cabeça até hoje.
      É uma série que precisa ser vista e contada.
      Beijinhos!!

      Excluir
  6. Olá Thayná,
    Já escutei bastante gente falar dessa série, muito bom aliás, porém são sei se no momento teria estomago para assistir. Porém, é um tema que precisa ser comentado.
    Bjsss,

    Helo
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Helo
      Entendo que o momento é complicado para assisti-la. Mas é um tema necessário
      Beijinhos!!

      Excluir
  7. Eu já tinha visto essa série no catálogo, mas confesso que ainda me falta estômago para acompanhar, sabe? Ainda mais sabendo o que está por vir nos episódios... =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hanna
      Entendo que o momento é complicado para assisti-la, principalmente no momento atual.
      Beijinhos!!

      Excluir
  8. Oi
    eu já li comentários dessa série, parece ser angustiante como falou e revoltante, que bom que gostou de assistir e trouxe mais essa dica por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Sim, ela é bem agoniante de assistir. Espero que tenha gostado da dica.
      Beijinhos!!

      Excluir
  9. Olá, Thayná.
    Eu coloquei essa série na minha lista depois de ver alguns comentários bem positivos sobre ela. Mas no momento não vou assistir porque me parece ser bem forte e não estou preparada hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil
      Entendo que o momento é complicado para assisti-la, principalmente por tudo que estamos passando.
      Beijinhos!!

      Excluir
  10. Olá!
    Anotei aqui para assistir, gostei da sua resenha e parece interessante a série, estou terminando de assistir uma e vou colocar essa na fila.
    Final de semana maratonei uma sequencia de filmes com o marido rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a série, mas olha, preciso dar uma chance a ela. Vou começar a assistir logo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Oi Thayná, menina essa série tá na minha lista desde que estreou na Netflix, mas por ter esse conteúdo mais pesado eu tenho adiado o momento de assistir. Sua resenha acabou de atiçar minha vontade, acho que agora vai!

    beijos
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Entendo que o momento é complicado para assisti-la, mas espero que você possa assistir qunado der.
      Beijinhos!!

      Excluir
  13. Assisti a série e fiquei chocada ♥ mas a dedicação das policiais em resolver o caso é bem inspirador e me dá esperanças de que casos como esse sejam solucionados com a seriedade que merecem.

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      As policiais são perfeitas nessa série, elas nos dão esperança.
      Beijinhos!!

      Excluir
  14. Ainda não assisti a série, mas eu conheço a história real. Eu sou fã de investigação policial e uma vez vi um documentário sobre a vítima. Acho importante que as pessoas conheçam essa história para que as mulheres tenham mais voz e sejam menos tratadas como "loucas".
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só descobri o caso real após assistir a série. Não sabia que tinha um documentário e agora vou dar uma olhada nele. Sim, também acho importante que as pessoas conheçam essa história
      Beijinhos!!

      Excluir
  15. Olá Thayná,

    Essa série está na minha lista de espera, quero muito assistir, li vários comentários positivos e o seu não foi diferente, aguardemos.


    Beijos.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Me encantó el post, gracias por compartirlo. Besos.

    ResponderExcluir
  17. Já colocamos essa série na nossa lista
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  18. Oi Thainá eu assisti a essa série na época de seu lançamento. É um séria que precisa ser vista.
    Na época eu fiz um post falando de como fiquei impactada com a série. http://inventandocomamamae.blogspot.com/2019/09/serie-unbelievable.html

    Ótima indicação a sua.


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Assisti logo no lançamento mas não consegui tirar ela da cabeça e tive que trazer ela aqui. Vou ler seu post sim.
      Beijinhos!!

      Excluir