Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

Para todos os garotos que já amei é o primeiro livro da trilogia da autora Jenny Han


Somos apresentados a Lara Jean, uma menina com descendência coreana e que vive em função da família. Por morar com o pai e suas duas irmãs, ela junto com Margot, sua irmã mais velha, se sentem responsável pela criação da caçula Kitty. Eles têm uma vida normal e harmoniosa porém tudo começa a mudar quando Margot consegue entrar para a faculdade na Escócia, fazendo com que Lara assuma o papel de irmã mais velha e responsável por manter as ordens em casa.
Lara Jean é uma menina sonhadora que ao perceber que está apaixonada escreve cartas para liberar esses sentimentos e guarda para si, porém, após um dia essas cartas são enviadas aos remetentes e a adolescente fica sem saber o que fazer após perceber a real dimensão desse acontecimento. Peter é o perfeito garoto americano, popular, pratica algum esporte e namora a menina perfeita, aquele típico casal popular da escola, mas após ser largado por ela acaba recebendo uma das cartas de Lara Jean e após isso ele toma uma atitude inesperada e propõe um namoro de mentira para que eles consigam resolver seus respectivos problemas amorosos, mas nunca é tão simples assim. A autora tentou fugir da receita de livro clichê e em alguns momentos realmente conseguiu. Em primeiro momento Lara é só uma garota com descendência coreana e que ama cozinhar e passa seu tempo com suas irmãs mas após a ida de Margot ela precisa assumir um posto que não está preparada. Em alguns momentos chega a ter atitudes imaturas e muito previsíveis, dando vontade de um choque de realidade nela .A Lara por si só não consegue atrair muitos olhares e vontade de acompanhar sua trajetória e os personagens secundários são essenciais, principalmente a Kitty que para mim é a melhor personagem de toda a trilogia. No decorrer dos livros a história fica repetitiva e em alguns momentos muito óbvia. Dois livros eram perfeitos para que a história fosse contada e finalizada.
É uma leitura muito rápida e agradável. Você vai se apaixonar por Peter Kavisky, pelo casal e pela Kitty além de outros personagens explorados no decorrer dos livros Recentemente foi lançado o filme baseado no primeiro livro e preciso assumir que após ver o filme tive que reler o livro pois não lembrava de grande parte. Para quem não leu o filme é apaixonante, perfeito e não precisaria de nenhuma modificação, porém, para quem leu tem pequenas coisas que você consegue sentir falta como a pouca presença de Kitty no decorrer do filme, a menina quase não aparece, cenas bem bonitas e interessantes que foram tiradas e mudanças em relação ao livro, mas nada que estrague a essência. Leia esse livro, veja o filme e se apaixone pela história! Se quiserem resenha do segundo livro é só avisar Beijos e até a próxima



Thayná Alves

Thayná Alves, 19 anos, carioca, cursando Relações Públicas e apaixonada por livros e séries.

16 comentários:

  1. Hey moça! Tudo bem?
    Quando li 'Para todos os garotos que já amei', a primeira coisa que me conquistou foi que a Jenny fez personagens muito próximos da realidade. Eu me senti muito próxima da Lara Jean no que diz respeito aos conflitos de adolescência, mesmo sendo um pouquinho mais velha que ela. Peter K. também é apaixonante, o garoto dos sonhos de qualquer menina - talvez só perca um pouco para o John Ambrose, do segundo livro -. A atriz que fez a Kitty no filme é uma graça, fiquei muito triste em ver que cortaram algumas de suas cenas características. Espero mesmo que façam uma adaptação do segundo volume!

    Beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiê...

    Eu não tenho vontade de ler os livros, mas assisti o filme e fiquei toda apaixonadinha, nem tanto pelo enredo, mas pelos autores que fizeram bem os seus papéis. Não sei se foi fiel, mas eu já assisti um monte de vezes rs.

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ler!!!!! Ganhei o livro de presente de uma amiga. O filme não vi pois antes vou ler RSRrs E a cada resenha deste livro só confirma que acho que vou amar a leitura.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ah, eu tenho só o primeiro livro.
    Tô me segurando para conseguir os outros e começar a ler, mas estou quase me rendendo. Só leio elogios.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o filme, mas não tenho tanta vontade assim de ler o livro... Ainda bem que foi uma boa leitura para você.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Eu achei o livro super fofinho! <3
    Mas acho que gostei mais do filme. A Lara Jean do livro me irrita um pouquinho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Que pena que a partir de certo ponto as coisas ficam repetitivas, mas geralmente trilogias YA são assim mesmo. Quando esgota os possíveis dramas as coisas passam a girar em círculos.
    Eu não tenho interesse na série e nem sei se vou assistir ao filme. Às vezes quero ver, às vezes não... rs

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu li esse livro em um dia e como amei optei por não ler os outros com medo de estragar a história hehe. O filme ficou bom também, mas o livro é melhor. A Kitty é incrível e achei que não aproveitaram ela no filme.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes os filmes não são 100% o que diz no livro. Senti isso no livro, A culpa é das estrelas! :)
    beijinho*
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha! Esse é um dos livros mais lindos que eu já li e eu também amei o filme, vale muito a pena conhecer essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu assisti ao filme, depois me aventurei na leitura.
    Acho que se fosse ao contrário, talvez aproveitaria mais, mas é uma história de puro amorzinho <3 <3 <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler os livros e assistir o filme, porque sempre vejo as blogueiras elogiando a história, que apesar de me parecer um pouco clichê acho que deve ser super gostosa de acompanhar.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir